Circuito das Águas 
cidades

As cidades abaixo fazem parte desse circuito. As marcadas já têm matéria na Revista Idas Brasil.
 
- São Lourenço
- Caxambu
- Cambuquira
- Lambari
- Baependi


Texto e fotografias (exceto as creditadas): Marcelo JB Resende

O que faz de um lugar especial? Água? Clima? Natureza? Tranquilidade?... Bem, existe um lugar em Minas onde a dúvida suscitada por esta pergunta não faz o menor sentido. Uma cidade que reúne tudo isso. Diante de tal constatação só podemos afirmar: "os cambuquirenses são mesmo uns privilegiados".

Cambuquira é um refúgio em meio às montanhas do sul de Minas, a 950 metros de altitude. Sua fama nasceu da virtuosidade de suas águas. Ao todo são sete fontes, seis delas localizadas no complexo do Parque das Águas, principal atração turística da cidade. As qualidades terapêuticas das águas, associadas ao clima agradável da região, fazem de Cambuquira uma das mais importantes estâncias hidrominerais do Brasil. Um diferencial é relevante: apesar de especial, Cambuquira ainda se mantém deliciosamente pacata e pitoresca.

Um passeio por suas ruas arborizadas reflete isso. A tradução exata do termo "qualidade de vida" faz parte do dia-a-dia de seus moradores e visitantes. Acácias, quaresmeiras, ipês, amendoeiras, flamboyants e outras espécies espalham-se pelas vias e praças da cidade. Formam um mosaico natural de cores, completado pela Reserva Biológica de Santa Clara e pela Mata do Parque. Em Cambuquira o turista encontra a equação perfeita para o bem-estar do corpo e da mente.

  Ruas arborizadas - uma constante em Cambuquira


As praças da cidade são um mosaico de cores

Como se não bastasse todas estas características, a cidade é berço da melhor água do Brasil, segundo avaliação feita por uma equipe de especialistas reunidos pela revista Vip Exame (Editora Abril) em 1997. A "Água Cambuquira" ficou em segundo lugar na classificação geral, um pouco atrás da marca Ty Nant, do País de Gales. Participaram da bateria de degustação todas as marcas (nacionais e importadas) que circulam no mercado brasileiro. Como a Ty Nant é européia, podemos considerar, segundo a pesquisa da Vip Exame, que Cambuquira tem a melhor água no só do Brasil, mas de toda a América.

Parque das Águas Fachadas antigas lembram os tempos de glória  

Engana-se quem pensa que Cambuquira é somente descanso. O município tem na Serra do Piripau um dos melhores pontos para a prática de vôo livre. Vários campeonatos, inclusive o Brasileiro de Paraglider, têm como cenário um local que não é berço só das águas, mas também de muita adrenalina.

* Melhor Água do Brasil pela Revista Vip Exame - Editora Abril

Capa | Cidades | Cambuquira