Circuito
Trilha dos Inconfidentes 
cidades

As cidades abaixo fazem parte desse circuito. As marcadas já têm matéria na Revista Idas Brasil.
 
- Tiradentes
- Carrancas
- São João
  Del'Rei
- Barbacena
- Barroso
- Dores
  do Campo
- Entre Rios
  de Minas
- Santa Cruz
  de Minas
- Prados
- Ritápolis
- Lagoa
  Dourada
- São Tiago
- Resende
  Costa
- Cel. Xavier
  Chaves
- Conc. da
  Barra de
  Minas
- Ibituruna
- Nazareno
- Piedade do
  Rio Grande
- Madre de
  Deus de
  Minas
- Antônio
  Carlos


Lista de Atrações de Carrancas:

(Clique nas fotos para ampliar)

Para informações mais detalhadas sobre acessos e distâncias, consulte a Minas Trilhas Gerais. Em Carrancas as trilhas geralmente são confusas, além de situadas em áreas particulares. Sugerimos não percorrê-las sem a companhia de um guia. Carrancas é privilegiada pela natureza e novas atrações surgem a todo momento, com o mapeamento de novas grutas, cachoeiras e roteiros pela região. Daí a importância de se preservar a beleza natural da cidade.

Cachoeiras | Poços e Corredeiras | Grutas
Interessante | Igrejas

Cachoeiras:

da Fumaça : é o cartão-postal de Carrancas. Ao seu redor estão várias piscinas naturais. Desempenhou papel importante no desenvolvimento da cidade, fornecendo energia elétrica. Sua queda principal tem mais de 10 metros de altura. Dista 5 quilômetros da cidade e é a única localizada dentro de uma área pública, pertencente ao município. Acampamento, comércio ambulante, reuniões comemorativas (churrascos) e prática de esportes radicais são proibidos por decreto municipal (1.193/2009). Não é recomendada para banhos.

Topo


Véu da Noiva : uma das mais belas quedas d'água de Carrancas. Fica escondida na montanha e surpreende o visitante pela beleza e clima bucólico de sua paisagem.

Topo


do Moinho : fica entre as cachoeiras do Tira-Prosa e da Toca. Faz parte do Complexo da Ponte e ao seu redor existem várias opções de piscinas naturais.

Topo


Luciano : pequena cachoeira na trilha para a Véu da Noiva. Momento ideal para um refrescante banho. Faz parte do Complexo da Fumaça e também das corredeiras do ribeirão Carrancas.

Topo


da Zilda : tem uma extensão de dois quilômetros. A queda principal tem uma pequena praia e é cercada de muito verde. Neste local foi gravado em 1989 (Rede Globo) cenas da novela O Fim do Mundo, de Dias Gomes. Seu nome é uma homenagem de viajantes ingleses, que visitaram o local no século XIX, à jovem e bela Zilda, filha de proprietários de terra. Fica a 12 quilômetros da cidade.

Topo


da Serrinha : charmosa e tranquila cachoeira em degraus que forma várias poços naturais. Seu acesso se faz desfrutando o que Carrancas tem de mais pitoresco, ou seja, a caminhada por cenários naturais e campos rupestres.

Topo


Poços e Corredeiras:

Poço do Coração : é um dos muitos poços do Complexo da Toca, distante 3 quilômetros da cidade. Deve seu nome à sua forma arredondada e pode ser atravessado por baixo d'água.

Topo


Poço da Ponte : uma bela e pequena piscina natural na saída para Itutinga. Faz parte do Complexo da Ponte, que inclui ainda uma cachoeira e uma gruta.

Topo


Poço do Tira-Prosa : seu nome homenageia Sebastião Guimarães Monteiro, já falecido, que morava perto da trilha de acesso ao poço. Seu Sebastião adorava "bater uma prosa" com os visitantes. Próximos a ele estão os poços da Canoa, do Remo e do Pulo. No seu entorno está uma caverna com 200 metros.

Topo


Poço da Canoa : é ladeado por paredões rochosos e fica no Complexo do Tira-Prosa.

Topo


Poço da Esmeralda : faz parte do Complexo da Vargem Grande, distante oito quilômetros. Suas águas, de tom esverdeado, impressionam e hipnotizam.

Topo


Vargem Grande (poços) : compõe-se de uma série de corredeiras e pequenas quedas d'água.

Topo


Poço do Pulo

Topo


Grutas:

Obs: as grutas de Carrancas estão fechadas para visitação por tempo indeterminado. A medida visa o levantamento de suas condições atuais e a confecção de uma política de uso sustentável.


da Toca : tem mais de 300 metros de extensão e pode ser percorrida a pé. Em alguns trechos só se passa agachado. Inevitável não se molhar.

Topo


da Zilda : fica no Complexo da Zilda.

Topo


da Ponte : fica no Complexo da Ponte. Local utilizado pela Rede Globo para gravar cenas da novela América (novembro de 2005).

Topo


Interessante:

Escorregador da Zilda : divertido escorrega natural, de aproximadamente seis metros, no Complexo da Zilda. A nascente é exclusiva para este atrativo.

Topo


Escorregador da Toca : escorregador natural com cerca de 30 metros de comprimento. Locação escolhida pela Rede Globo para gravar cenas da novela Alma Gêmea, em abril e maio de 2006.

Topo


Jequitibá : majestosa árvore situada na área da fazenda Traituba. Tem a altura aproximada de um prédio de 7 andares. Sete pessoas são necessárias para abraçá-la.

Topo


Rampa de Vôo Livre : disponível aos praticantes do esporte. Localizada no alto da Serra de Carrancas, com vista para a represa de Camargos e para Itutinga

Topo


Serra da Pedra Furada e Serra Grande : passeio para ser feito a pé ou cavalgando. De cima destas serras se tem uma bela panorâmica do relevo peculiar de toda a região. Imperdível!

Topo


Estrada da Cruz das Almas : caminho antigo de acesso a Carrancas, usado antes da existência da estrada principal.

Topo


Estrada Real : totalmente demarcada dentro do município. Liga o distrito da Capela do Saco à Fazenda Hotel Traituba, na divisa de Carrancas com Cruzília.

Topo


Igrejas:

Matriz N. Sra. da Conceição das Carrancas : igreja construída na primeira metade do século XVIII. É toda em quartzito, formada por blocos de até uma tonelada. Tem a pintura do teto do altar também atribuída a Joaquim José da Natividade, discípulo de Aleijadinho. Os retábulos do altar principal tem pinturas a ouro, além de um belo entalhe em madeira. Sob o assoalho foram enterrados muitos dos primeiros habitantes da cidade, costume comum na época. Um detalhe curioso fica por conta das torres, nitidamente diferentes uma da outra.

Topo


Capela de N. Sra. da Conceição do Porto do Saco : foi construída provavelmente no início do século XIX, a mando de Júlia Maria da Caridade, uma das três irmãs ilhoas (ver história). D.Júlia era proprietária da antiga Fazenda do Saco e devota de Nossa Senhora da Conceição. Diz a lenda que a construção foi motivada pela aparição de uma imagem de Nossa Senhora nas margens do rio Grande. A capela teve muito de suas imagens sacras pilhadas. Fica no distrito de Porto do Saco, que recebeu esse nome devido à sinuosidade do rio Grande no local (forma o desenho que lembra um saco).

Topo



Clique aqui

Capa | Cidades | Carrancas