Circuito do Diamante 
cidades

As cidades abaixo fazem parte desse circuito. As marcadas já têm matéria na Revista Idas Brasil.
 
- Diamantina
- Felício
  dos Santos
- Couto de
  Magalhães
- São Gonçalo
  do Rio Preto
- Datas
- Gouveia
- Presidente
  Kubitschek


Como Chegar a Diamantina:

De Belo Horizonte a melhor opção é a BR040 (sentido Brasília), passando por Sete Lagoas e Paraopeba. Após esta última cidade, aproximadamente uns 40 quilômetros, entrar no trevo para Curvelo e pegar a BR135. Depois de Curvelo a viagem prossegue pela BR259 até Diamantina (passa por Presidente Juscelino e Gouveia).

Para quem sai de São Paulo o caminho mais prático é pela BR381 (Rodovia Fernão Dias) até Belo Horizonte e de lá para Diamantina

Do Rio de Janeiro seguir pela BR040 até Belo Horizonte e então pra Diamantina.

Existem poucos acessos asfaltados para Diamantina. Uma alternativa para o turista do Espírito Santo ou do leste de Minas é por Governador Valadares. Na BR116, sentido Teófilo Otoni, a 5 quilômetros de Governador Valadares, existe um trevo para Santa Ifigênia da Piedade (BR259). Desta cidade o trajeto é por terra (uns 12 quilômetros) até Divinolândia de Minas. A viagem volta para o asfalto, seguindo por Virginópolis, Guanhães, Sabinópolis, Serro e chegando finalmente a Diamantina. Do Serro a Diamantina existem duas estradas, uma de terra (passando por Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras) e outra asfaltada (passando por Datas).

Os turistas de Goiás e Distrito Federal devem seguir pela BR040 até a altura de Felixlândia (MG) e daí para Curvelo e Diamantina (BR259).

Distâncias:

Belo Horizonte - 297Km Rio de Janeiro - 732Km
São Paulo - 881Km Juiz de Fora - 5520Km
Brasília - 724Km Curvelo - 150Km
Serro (asfalto) - 80Km Governador Valadares
(via Guanhães)
- 271Km



Capa | Cidades | Diamantina