Circuito do Ouro 
onde ficar
cidades

As cidades abaixo fazem parte desse circuito. As marcadas já têm matéria na Revista Idas Brasil.
 
- Ouro Preto
- Mariana
- Congonhas
- Sabará
- Ouro Branco
- Itabirito
- Santa
  Bárbara
- Santa Luzia
- Caeté
- Nova Lima
- Belo Vale
- Raposos
- Catas Altas
- Barão de
  Cocais
- Bom Jesus
  do Amparo
- Itabira
  - São
  Gonçalo do
  Rio Abaixo
- Rio Acima


Calendário de Eventos de Sabará:

Fornecido pela Prefeitura Municipal de Sabará
         Sujeito a mudanças inesperadas
         Informações e confirmação:
         Secretaria de Turismo (0xx31) 3672-7690

Abril:

15 a 23 - Semana Santa : tradição secular no município, com representação ao vivo da Paixão e Morte de Cristo, solenes liturgias, Via Sacra da Penitência, Procissão do Encontro e do Enterro, visitação ao Sepulcro... O suave odor de velasqueimadas e manjericão, o ecoar dos passos e as peçasmusicais centenárias predominam nas
procissões.

21 a 23 - Festival do Pastel : evento realizado em parceria com entidades filantrópicas e assistenciais de General Carneiro, constando de barraquinhas com pastéis e recheios diversos, shows musicais etc. Evento Gastronômico.

Maio:

14 a 22 - Festival do Ora-pro-nobis: integra o calendário de turismo gastronômico.

31 - Festa do Divino: tradição secular com a participação do Mordomo e Imperador, que organizam, junto à Sociedade do Divino Espírito Santo, todo o evento. Levantamento de mastro e bandeira, procissões, distribuição do pão e medalhas.

Junho:

03 a 11 - Festival Sabarense de Teatro de Palco e Rua: oficinas e apresentações reunindo grupos de teatro amador. Atividades nas principais praças e no Teatro Municipal.

Corpus Christi - data móvel: celebração secular. Conta com a participação da comunidade ornamentando as ruas por onde passa a solene procissão.

13 - Festa de Santo Antônio (Romaria): marca o início das festas juninas em várias regiões do município.

24 - Festa de São João: tradicional comemoração em todo o município, com destaque para a festa no Largo N.Sra. do Ó (levantamento de mastro e bandeira, barraquinhas, fogueira, apresentações musicais, dança de quadrilha). Recursos destinados à manutenção da igrejinha.

24 e 25 - Forró de Sabará: apresentação de grupos de quadrilha no bairro Alvorada, num trabalho de preservação desta manifestação folclórica.

Julho:

01 a 25 - Festival de Sabará : comemoração da elevação de Sabará à Villa Real (dia 17). Várias atividades estão previstas para todo o mês. Para programação completa clique aqui.

16 - Festa de N.Sra do Carmo: solene missa e procissão. Organização da Ordem Terceira do Carmo de Sabará. Tradição secular.

23, 24 e 25 - Festival Sabarense da Canção: reúne compositores e intérpretes locais na praça Melo Viana, ao ar livre.

Agosto:

4, 5 e 6 - Projeto Vilas do Ouro e Festa de Sant'Ana: comemorações na igreja de Sant'Ana, no Arraial Velho, ao lado da antiga estrada que ligava a Villa Real a Ouro Preto e Mariana. Missa, procissão, levantamento de mastro e bandeira, leilões, barraquinhas, shows musicais e gastronomia marcam o evento.

15 - Festa de N.Sra. da Assunção: tradicionais comemorações no distrito de Ravena (antigo Arraial da Lapa), um dos primeiros núcleos formadores da região. Novena, barraquinhas, missa, shows musicais, leilões e procissão marcam o tradicional evento.

Setembro:

1, 2 e 3 - Festa do Cavalo de Ravena: evento agropecuário que reúne produtores da região. Rodeios, barraquinhas, shows, concursos, provas, exposição de animais. Realizado no Parque de Exposições. Participação do Clube do Cavalo de Ravena e criadores da região.

8, 9 e 10 - Festival da Cachaça: realizado na Praça de Esportes com a participação das melhores aguardentes mineiras. Barraquinhas, Concurso Melhor Cachaça, Melhor Tira-Gosto, shows musicais.

09 a 11 - Feira de Negócios do Artesanato de Sabará

17 a 19 - Festival da Banana: realizado na Praça da Matriz, no Distrito de Ravena, tradicional centro agropecuário. Clique aqui.

Outubro:

evento móvel - Festa de N.Sra. do Rosário: início da secular comemoração em louvor à padroeira dos negros escravos da antiga Villa Real. Na Igreja do Rosário.

Novembro:

evento móvel - Festa de Cristo das Nações:celebrada no bairro Nações Unidas, distrito de Carvalho de Brito. Consta de novena, missa, procissão além das tradicionais barraquinhas.

evento móvel - Festival da Jabuticaba: barraquinhas comercializam a fruta, doces, vinhos, licores, geléias e vários derivados da jabuticaba. Realizado na Praça de Esportes (entrada da cidade), das 10:00 às 17h. Saiba um pouco mais sobre esta deliciosa fruta, clique aqui!
Para mais informações, clique AQUI.

Dezembro:

08 - Festa de N.Sra. da Conceição: secular comemoração em louvor à padroeira de Sabará. Novena, missa solene, procissão e barraquinhas marcam o evento na Matriz (praça Getúlio Vargas).

25 - Folia de Reis: início do roteiro de visitas programadas do Grupo de Folia de Reis de Sabará (mediante solicitação prévia).

31 - Reveillon: espetáculo pirotécnico na praça Melo Viana, grupo musical na praça Santa Rita.

Capa | Cidades | Sabará