Fonte: INPE
 

Você está na matéria de São Thomé das Letras



Mística e Imaginação

Texto e fotografia: Marcelo JB Resende. REPRODUÇÃO PROIBIDA.


Não faltam referências sugestivas à magia que ronda a cidade. Nomes de lojas, pousadas, restaurantes, cachoeiras e grutas remetem a uma outra realidade. Shangri-lá, como o nome sugere, é uma aprazível e bucólica corredeira, com a respectiva cachoeira, localizada a 17 Km. Com suas águas avermelhadas e cristalinas, o lugar é considerado energético pelos místicos, endossado pelas inscrições rupestres e pela sua paz ali reinantes.


Clique para ampliar - cópia proibidaCachoeira Véu da Noiva.  

Merece destaque também a gruta do Carimbado, cercada de muitas histórias fantásticas. A lenda mais conhecida diz que ela seria uma ligação entre São Thomé e a cidade inca de Machu Picchu, no Peru, distante centenas de quilômetros. Contribui para sustentar esta crença o fato de nunca ninguém ter alcançado seu fim. O trajeto é muito estreito e em alguns pontos é inevitável não se sujar nas paredes argilosas, daí o nome, Carimbado. Nos salões da gruta da Bruxa foi filmada a mini-série "Filhos do Sol", da Rede Manchete. Já no povoado de Sobradinho está a gruta do mesmo nome, com 200m de extensão e pequenas piscinas naturais.


O magnetismo da região também está concentrado na Pirâmide, um fabuloso mirante ao lado do Cruzeiro, na parte mais alta da cidade (1430m). A casa, com seu teto geométrico em concreto, aproveita o relevo natural do terreno, tem escadas e salões formados em quartzito. De lá tem-se uma panorâmica de 360 graus, ponto privilegiado para apreciar um inesquecível pôr do sol ou quem sabe até um disco voador.


Clique para ampliar - cópia proibidaLadeira do Amendoim.  

Noites de lua cheia merecem uma visita à Pedra da Bruxa que, dependendo da incidência da luz, forma a silhueta desta personagem. Outro passeio interessante leva à Ladeira do Amendoim. Se deixados em ponto morto os carros incrivelmente sobem sozinhos a suave inclinação, o que parece contrariar a lei da gravidade. A física explica como ilusão de ótica. O carro que parece subir na verdade está descendo. Devido à configuração do terreno temos esta falsa impressão. Já os místicos falam em energias e magnetismo. A polêmica está lançada: conheça a ladeira e tire suas próprias conclusões!




Clique para ampliar - cópia proibida Zona Rural de São Thomé das Letras.

Clique para ampliar - cópia proibida Pedra da Bruxa.
 
Clique para ampliar - cópia proibida Shangri-lá.

Clique para ampliar - cópia proibida Cachoeira Véu da Noiva.
 
Clique para ampliar - cópia proibida Zona rural, estrada para Sobradinho.
 
 

Circuito Vale Verde e Quedas Dágua



















© 2015 - Idas Brasil - Todos os Direitos Reservados